domingo, 13 de abril de 2008

PROJETO IPeC

IPeC – Instituto de Pesquisa Cananéia

HISTÓRICO
Este projeto iniciou-se há cerca de dez anos no Clube Náutico Araraquara (CNA). Atualmente, o projeto conta com o apoio do CNPq, Laboratório de Biologia e Ecologia de Vertebrados - UFPR e UNICAMP. Os estudos com estes animais são desenvolvidos em uma área de cerrado no interior do Estado de São Paulo, mais precisamente no município de Américo Brasiliense. Esta área é mantida e preservada pelo ‘Clube Náutico de Araraquara’.


OBJETIVO
- Estudar a biologia reprodutiva através de características de ninhos, oviposição e desenvolvimento dos filhotes; - Registrar e descrever comportamentos defensivos de jovens, assim como seu repertório sonoro; - Registrar as mutilações de filhotes e o impacto que elas podem causar na comunidade; - Estudar a ecologia populacional, estimando periodicamente a densidade e comparando métodos.

SUBPROJETOS

1 - Ecologia populacional


Ecologia populacional do jacaré-do-papo-amarelo. Responsáveis: Paulo Roberto Manzani & Emygdio L. A. Monteiro Filho. - Visa ao conhecimento parâmetros populacionais do jacaré-do-papo-amarelo na represa do CNA, como estimativa da densidade populacional, estrutura de grupo e dispersão dos animais na referida represa.

2 - Marcação


Sistema de marcação do jacaré-do-papo-amarelo. Responsáveis: Paulo Roberto Manzani & Emygdio L. A. Monteiro Filho. - Objetivou à aplicação de técnicas de marcação individual que permitisse o reconhecimento dos animais existentes na represa do CNA e que pudesse ser aplicado a outras populações.

3 - Vocalização


Vocalizações do jacaré-do-papo-amarelo. Responsáveis: Paulo Roberto Manzani & Emygdio L. A. Monteiro Filho. - Com base nas capturas de filhotes dos jacaré-do-papo-amarelo, foram realizadas sessões de gravações das vocalizações emitidas. Estes sons foram posteriormente analisados e descritos, mostrando ser possível o reconhecimento dos filhotes através de suas vocalizações.

4 - Mutilações


Mutilações sofridas por jacaré-do-papo-amarelo. Responsáveis: Paulo Roberto Manzani & Emygdio L. A. Monteiro Filho. - Durante as atividades desenvolvidas ao longo do estudo de ecologia populacional, foi possível verificar a existência de mutilações em filhotes. Estas mutilações que são causadas principalmente por piranhas, estão sendo analisadas e descritas.

5 - Biologia reprodutiva


Biologia reprodutiva do jacaré-do-papo-amarelo. Responsáveis: Paulo Roberto Manzani & Emygdio L. A. Monteiro Filho. - Ao longo dos dez anos de estudos da população do jacaré-do-papo-amarelo nas dependências do CNA, pudemos fazer o acompanhamento de numerosas ninhadas. Nosso estudo tem mostrado que de cada ninhada com cerca de 35 filhotes, um ou dois tem o potencial de chegar ao estágio adulto, sendo que os demais desaparecem nos dois primeiros anos de vida. Há inclusive ninhadas que desaparecem por completo nos seis primeiros meses de vida.

Nenhum comentário: