sábado, 12 de abril de 2008

Exposição 'Darwin no Rio' no Museu de História Nacional

A mostra recria a trajetória de Darwin ate a descoberta e publicação da teoria da evolução, que ele guardou por anos em segredo. Explora a biologia evolutiva contemporânea, suas aplicações na medicina e como a evolução baseou toda a biologia moderna.

A exposição é dividida em oito seções que retratam toda a trajetória de vida de Darwin, a expedição do beagle, descoberta de espécimes e desenvolvimento da teoria da evolução. A mostra trás ainda artefatos, documentos, filmes e vídeos interativos, com destaque para animais vivos como tartarugas, iguanas, sapos da América do sul e orquídeas exóticas.

Introdução

Esta seção expõe característica da personalidade de Darwin, principalmente a sua persistência e a paixão com que investigava o mundo ao seu redor. A lente de aumento de Darwin exemplificava as ferramentas simples que ele usou para observar a natureza. Outras lentes localizadas em vários pontos da exposição relembram a importância da observação para a ciência.

O mundo antes de Darwin

Quando Darwin começou seus estudos, os organismos eram considerados imutáveis desde a sua criação. Ate então, a maioria dos pensadores considerava a humanidade como uma criação única, independente de qualquer outro ser vivo. Estão expostos esqueletos de diversos animais, nos quais as evidencias da evolução já podiam ser observadas. Na época, tais evidencias eram consideradas apenas diferenças entre os organismos, sem um elo de ligação entre as espécies.

Exemplo: o sagüi tem características com outros primatas. Os europeus entendiam como evidencia evolutiva.

O jovem naturalista

Conta a historia da família de Darwin, sua infância e os anos de faculdade. Uma coleção de besouros ilustra o interece pelo mundo natural presente desde sua infância. É exibido o filme “ A vida e o trabalho de Darwin”, narrado pelo tataraneto do naturalista, Keynes.

Ele escreveu cartas apaixonantes para seu primo dizendo sobre o estudo com os besouros.

Uma viagem ao redor do mundo

Detalhes sobre a viagem que durou 5 anos a bordo do beagle. Fala sobre as pistas que Darwin observou e que levaram a entender como as espécies estão relacionadas. Uma ampla área é dedicada aos ambientes e criaturas que Darwin encontrou durante essa longa jornada, desde a grande diversidade da mata atlântica ate as incríveis formas de vida encontradas nas Ilhas Galapagos.

A idéia toma forma

Documentos e cartas ilustram a linha de raciocínio de Darwin, sua crescente reputação em Londres e o grande esforço para desenvolver a teoria da evolução em meio aos padrões sociais da época. Esta seção trás fosseis como os que Darwin coletou durante a expedição do beagle, cruciais para elaboração da teoria.

A obra de uma teoria

Uma elaborada reconstrução da sala de estudos de Darwin na “down house”, onde aperfeiçoou a teoria da evolução que originou sua publicação “ A origem das espécie”, em 1859. Estão expostos muitos objetos pessoais relacionados à trajetória intelectual de Darwin e à sua vida em família.

A evolução hoje

Exemplos de pesquisas atuais baseadas na criação do modelo de Darwin, que mostram suas subseqüentes descobertas em paleontologia, genética e biologia molecular. Vídeos, entrevistas com cientistas renomados e estações interativas completam essa seção.

Epílogo

Uma vibrante e colorida montagem de orquídeas vivas que fascinaram Darwin. Seus estudos sobre a produção de néctar das orquídeas, o formatos dos insetos e os pássaros que as polinizavam ajudaram-no a entender algumas das maravilhosas manifestações da natureza.

Biografia de Charles Darwin

Charles Robert Darwin (1809-1882) é considerado um dos mais importantes nomes da historia das ciências. Naturalista britânico, geólogo e pensador, suas idéias extraordinárias sobre a evolução das espécies por seleção natural foram um ponto decisivo para ciência e cultura e continuam sendo revolucionarias e presentes em nossas vidas.

Em 1831, embarcou em uma expedição de cinco anos pela América do sul e Ilhas Galapagos no navio HMS beagle. Este foi considerado o mais importante evento de sua vida, que confirmou sua vocação e carreira como naturalista.

Em 1859, publicou “A origem das espécies”, livro que ao apresentar sua revolucionaria teoria sobre a evolução, mudou o mundo. O cientista continuou a escrever sobre botânica, geologia e zoologia ate sua morte.

Nenhum comentário: